Por vezes há momentos, na nossa vida, em que sentimos dificuldade em encontrar soluções para um mal-estar que se começa a instalar.
Sentimentos de tristeza, zanga, frustração ou desesperança começam a invadir o dia-a-dia. Podem ser resultado de um momento de crise na vida, de acontecimentos significativos difíceis de ultrapassar (como a perda de alguém querido, o desemprego, um conflito com um amigo), ou resultado de algo mais crónico e que pode até ser de difícil identificação.
Em terapia individual exploramos, conjuntamente, os temas importantes para cada pessoa, no sentido de encontrar novas perspectivas e novas soluções. Encontrar um espaço de reflexão e de encontro consigo – quem é, o que quer da sua vida – pode fazer diferença para alcançar um maior bem-estar e realização.
Estes são exemplos de alguns dos problemas que muitas vezes são abordados em terapia individual:
- Ansiedade
- Depressão
- Situações de luto
- Sentimentos de desorientação, dificuldade em definir (novos) rumos
- Problemas interpessoais (exs: conflitos no trabalho; dificuldades nos relacionamentos amorosos)
- Pensamentos e sentimentos de desvalorização pessoal/problemas de auto-estima
- Outras condições psicológicas ou psicopatológicas já diagnosticadas (ex: perturbação obsessivo-compulsiva; perturbações da personalidade)
No entanto, apesar de todos sermos semelhantes nas dificuldades que podemos ir tendo ao longo da vida, acredito que cada indivíduo é diferente, não só no que constituem os seus problemas, mas também nos recursos internos de que dispõe para os ultrapassar e para encontrar novas formas de bem viver. Por esta razão, a intervenção é sempre adequada a quem é e aos seus objectivos para a terapia.
MARCAÇÕES DE CONSULTA
938 303 448 / IFA:EMAIL
CENTRO DE ESCRITÓRIOS EUROBLOCO
Rua João da Penha nº10
1250-096 Lisboa
RATO // Amarela GPS: 38.722925, -9.154657