+ Sobre Mim

psicindividual


A minha forma de compreender o indivíduo é na sua relação com o mundo. Foco-me sobretudo nos processos de mudança dos clientes ao longo do tempo, e nos processos comunicacionais entre terapeutas e clientes que propiciam essa mudança.


Formação Académica




Sou licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Durante a licenciatura, fui-me identificando com a perspectiva sistémica de intervenção, apesar de considerar que outras perspectivas me podiam trazer ideias de análise e de intervenção que me podem ser muito úteis em terapia.
Fiz o meu doutoramento na Faculdade de Psicologia e de Ciências da educação da Universidade de Coimbra. Aqui, desenvolvi um trabalho de investigação em que me foquei sobre os processos de mudança em terapia sistémica. Este trabalho, para o qual recebi uma bolsa de investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia, tem como título, “Estudo qualitativo sobre mudança e processo terapêutico. Narrativa, mal-estar e interacção terapeutas-clientes em intervenção sistémica”.
Enquanto desenvolvia o doutoramento, tirei o Curso de Especialização em Terapia Familiar, Nível II, na Associação Portuguesa de Terapia Familiar e comunitária.

Actividade de docência




Desde que terminei o doutoramento, fiz parte do corpo docente do Instituto de Ciências da Vida da Universidade Lusófona e do CEPCA, centro de investigação da mesma Universidade. Dei aulas de Modelos de Personalidade (licenciatura em Psicologia) e de Métodos de investigação em Psicologia Forense (mestrado em Psicologia forense e da exclusão social), orientei teses de mestrado e participei em júris de defesa de tese de mestrado.
Mais recentemente, fui professora convidada do Instituto Piaget, onde leccionei aulas de Modelos de Psicoterapia no mestrado de Psicologia clínica e da saúde.

Experiência clínica




Ao longo dos anos, desde que terminei a minha licenciatura, continuei a desenvolver o meu trabalho de intervenção clínica. Comecei por trabalhar dando consultas particulares individuais e também com casais, uma das minhas áreas de eleição.
Mais tarde, integrei a equipa da oficina de Psicologia, onde tive a oportunidade de trabalhar com uma equipa de psicoterapeutas de diferentes abordagens e de assim integrar reflexões vindas de outras áreas.
Na mesma altura, e até ao presente, iniciei um trabalho de acompanhamento psicológico aos reclusos do estabelecimento prisional de Lisboa. Actualmente encontro-me, novamente, a dar consultas individuais, de casal e familiares a adultos, a título particular. A minha abordagem de base continua a ser a sistémica, integrando o que vou lendo, discutindo e aprendendo de outras áreas e abordagens.

Para mais informações, o meu CV pode ser consultado aqui :   CV EUR IFA